sexta-feira, 23 de julho de 2010

Tubarana


Tabarana ou Tubarana




Nome: Tabarana ou Tubarana

Nome científico: Salminus hilarii

Água doce ou salgada: Doce

Família: Characidea

Características: Peixe ósseo de escamas da família Characidea, é carnívoro e extremamente voraz, se alimentando, principalmente, de peixes menores como os lambaris. Apresenta porte médio, cerca de 35 cm, corpo alto e comprimido lateralmente. Chega a atingir o tamanho máximo de, aproximadamente, 50 cm de comprimento e peso de 5 kg. Em média, mede 35 cm e pode pesar de  1/5 kg a 2 kg. A fêmea, com comprimento entre 30 cm e 36 cm, desova no rio e chega a apresentar até 52 mil óvulos nas gônadas.

Hábitos: A espécie prefere habitar a calha principal dos rios em trecho de correnteza. São mais comuns em águas cristalinas e rasas com até um metro de profundidade. Abriga-se nas proximidades de obstáculos, como troncos submersos, de onde saem rapidamente para atacar suas presas.

Curiosidades: Por ter uma arrancada forte, muita resistência e belos saltos, é muito procurada pelos pescadores esportivos. Porém, infelizmente, sua captura no Estado de São Paulo está cada vez mais difícil e rara por causa da poluição dos rios e da pesca predatória. Às vezes é confundida com um pequeno dourado, sendo que as principais diferenças estão no tamanho e na coloração. A tabarana tem porte médio, enquanto o dourado é um peixe de maior porte com coloração amarelada ou prateada. Outra diferença é o número de escamas entre o início da nadadeira dorsal e a fileira da linha lateral, que apresenta 10 escamas na tabarana e de 14 a 18 no dourado. A separação de espécimes juvenis pode ser feita por meio da contagem de escamas na linha lateral, 66 a 72 na tabarana e de 92 a 98 no dourado.

Onde encontrar: A tabarana encontra-se em diversas bacias, como a Amazônica, do Tocantins-Araguaia, da Prata e do São Francisco, abrangendo os estados das regiões Centro-Oeste e Sudeste. É pescada durante o verão, mas com maior freqüência durante a época das águas claras.

Dica para pescá-lo: Ao sentir o ataque do peixe, fisgue com força, sua boca dura dificulta a fixação do anzol. Amassar a farpa do anzol é uma boa dica para diminuir essa resistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário