sexta-feira, 23 de julho de 2010

Jacundá

Jacundá


Nome: Jacundá, também conhecido popularmente como joana, joaninha ou juanita

Nome científico: Crenicichla sp

Água doce ou salgada: Doce

Família: Cichlidae

Características: Esse peixe apresenta a boca grande e desprovida de dentes com a mandíbula um pouco maior que o maxilar superior. O corpo é comprido e alongado e a nadadeira caudal é acentuada. Já a nadadeira dorsal vai desde a cabeça até próximo a cauda. Os machos exibem a nadadeira caudal e anal mais pontiagudas em relação às fêmeas e o corpo mais magro e esbelto. Muito colorido e com várias subespécies que têm como padrão manchas variando conforme a espécie - podendo até apresentar faixas verticais nos flancos - sempre apresentam uma faixa longitudinal mais escura ao longo do corpo se estendendo do olho até o pedúnculo da nadadeira caudal e um ocelo negro na parte superior do pedúnculo caudal. Podem apresentar também uma mancha negra logo atrás dos olhos, um pouco acima da nadadeira peitoral.

Hábitos: Enquanto suas larvas se alimentam de plâncton, os alevinos e os adultos são carnívoros comendo pequenos peixes, camarões, pequenos invertebrados, insetos, minhocas e vermes encontrados no fundo dos rios ou próximo ao fundo do corpo d'água. Na época das cheias, quando as águas ficam barrentas, é comum encontrá-lo na superfície à procura de alimentos. Normalmente encontrado em cardumes, apesar de hábitos tímidos, é predador e agressivo até com exemplares menores de sua própria espécie. Raramente ultrapassa 35 cm de comprimento total e prefere água com temperatura em torno de 20°C e 25°C.

Curiosidades: O jacundá atinge a maturidade sexual ao final do primeiro ano de vida. Alguns depositam ovos sobre uma superfície previamente limpa e são constantemente vigiados pelos pais, que passam a defender esse território de outros predadores até que eclodam. Além disso, permanecem ao lado dos filhotes até que eles possam nadar livremente à procura de comida. Outros liberam os ovos que são imediatamente fecundados e depois incubados na boca até que os filhotes nadem tranqüilamente.

Onde encontrar: A espécie habita a Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco. Como todos os ciclídeos, é uma espécie sedentária freqüentando a parte média e inferior de águas paradas (lagos, lagoas, remansos de rios e represas ). É localizado sempre perto de troncos, galhadas, ambientes com grandes quantidades de plantas, capim e tocas de pedras - lugares típicos para se esconder.

Dica para pescá-lo: É um peixe extremamente territorialista e normalmente encontrado nadando no mesmo lugar. Além dessa característica, é muito desconfiado e só sai da toca quando está sozinho ou quando está certo que não é observado por algum predador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário