quinta-feira, 22 de julho de 2010

Saicanga

Saicanga



Nome: Saicanga

Nome científico: Acestrorrynchus hepsetus

Água doce ou salgada: Doce

Família: Characidae

Características: muito parecida com as cachorras, porém menor, também é bastante valente e agressiva. De porte médio, chega a atingir 20 cm de comprimento e 500 g de peso. Não são comuns os exemplares que ultrapassam essas medidas, mas, segundo a literatura, já foram encontrados exemplares acima dos 30 cm. Seu corpo é alongado e comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas de bonita coloração prateada uniforme intensa e muito brilhosa. A nadadeira dorsal e anal estão localizadas na metade posterior do corpo. A caudal apresenta raios medianos prolongados formando um filamento que em alguns indivíduos pode ser avermelhada ou amarelada com uma mancha escura - pode haver ainda outra atrás do opérculo. O focinho é longo e a boca é grande e oblíqua com uma característica marcante: os dentes avantajados e afiados fora da mandíbula são usados para arrancar escamas e pedaços de outros peixes.

Hábitos: espécie carnívora muito agressiva principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer, costuma se alimentar de pequenos peixes inteiros, insetos aquáticos e terrestres e, ocasionalmente, raízes de vegetais. Ataca sempre em cardumes e volta rapidamente para algum local que sirva de abrigo. Com nadadeiras peitorais grandes, que lhe dá muita agilidade, costuma ser um peixe bastante ativo (principalmente no verão) e um excelente nadador.

Curiosidades: Os indivíduos atingem a maturidade sexual com aproximadamente 15 cm de comprimento e a reprodução ocorre geralmente no verão, entre os meses de novembro a maio. Essa espécie costuma migrar grandes distâncias até encontrar uma planície alagada, resultante de enchentes, que utiliza para desovar.

Onde encontrar: habita diversas lagoas e represas d'água, poções e estirões próximos a paus, pedras, galhadas e pedreiras principalmente nas regiões da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco.

Dica para pescá-lo: a saicanga é um peixe de água doce que na maioria das vezes é visto em águas superficiais e abundantes em alimento. Com instinto caçador, ataca presas relativamente grandes que às vezes medem cerca da metade do tamanho do seu comprimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário